Você já imaginou como é o dia a dia de uma empresa que opera 24 horas com serviços de urgência e emergência médicas? Além da pontualidade, logística, estrutura e higiene das ambulâncias, também existe a responsabilidade de contar com uma equipe de profissionais da saúde preparada para todos os tipos de atendimentos.
Com alta demanda na Baixada Santista, a Nova Emergências conta com dezenas de colaboradores, que passam por treinamentos técnicos e voltados à excelência. De acordo com Bruno Sumaya, um dos enfermeiros da equipe médica da empresa, é primordial a capacitação via treinamentos. “Dentro da Nova temos uma prática que permite o desenvolvimento contínuo das técnicas de segurança com o manejo de equipamentos e pacientes. Os treinamentos trazem diretrizes de atualização e aperfeiçoamento diante da operação de primeiros socorros e atendimento pré hospitalar. É fundamental essa capacitação constante da equipe médica”, disse.
Bruno acrescenta que os treinamentos são realizados com base num cronograma. Já a execução passa por uma apresentação teórica baseada em estudos e na sequência para a parte prática, onde os profissionais trabalham com simulações realistas envolvendo o manejo de equipamentos e pacientes de forma adequada.
Treinamento com simulação de combate à incêndios
Além de atuar em hospitais e prontos socorros locais, a Nova também atende empresas da indústria e da área portuária. A equipe de enfermeiros e socorristas da empresa participam regularmente das simulações de incêndio em terminais petroquímicos e empresas que trabalham com alta movimentação de cargas. Abaixo temos as imagens de um simulado realizado no terminal da Ultracargo, no bairro da Alemoa, em Santos. A intenção desses treinamentos é preparar trabalhadores, brigada de incêndio e profissionais da área da saúde para um desempenho assertivo diante de um eventual acidente, além de ajudar na prevenção e diminuição de riscos e impactos de bens e pessoas.
Atendimentos na área de psiquiatria exigem cuidados específicos
No sábado (27/4), colaboradores da Nova e do SAMU Santos estiveram na Krav Maga Santos, participando de um treinamento específico de técnicas adaptativas e defesa pessoal. O objetivo do encontro foi de trabalhar as técnicas de imobilização, preparando os profissionais para casos que envolvem a necessidade do controle de situações e estabilização dos pacientes. A preservação da integridade de pacientes e profissionais da saúde também foi abordada durante a atividade conduzida pelo professor Lucas Neves.